Minha Conexão

Veja como diminuir o lag do jogo online

Quem gosta de jogos online precisa ter uma internet com alta velocidade e sabe que uma das coisas que pode estragar toda a diversão é o famoso lag. Para quem não conhece o termo, ele se refere ao travamento das ações no game – fato que atrasa o andamento das fases e gera muita dor de cabeça, não é mesmo? No entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir o lag dos seus jogos online.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Este artigo do Minha Conexão irá apresentar alternativas para te ajudar:

1. Existem games que oferecem a opção de navegar entre os servidores disponíveis ou automaticamente selecionar aquele mais próximo da localização dos jogadores. Dessa forma, sempre escolha o servidor mais próximo de você.

No entanto, vale ressaltar que nem todos os jogos de multijogadores permitem a escolha da região, pois ele pode tentar se conectar ao servidor mais próximo do jogador automaticamente.

2. Além disso, também verifique se existem outros dispositivos na rede que possam estar utilizando a banda da internet. Muitas vezes, o lag acontece porque existem muitas pessoas conectadas, e ainda fazendo atividades que exigem muito da conexão, como por exemplo vendo algum vídeo. Portanto, tente aproveitar os jogos online quando menos pessoas estiverem na rede.

3. Se você costuma sempre utilizar a internet sem fio, ou seja, a conexão WiFi, chegou a hora de mudar esse hábito. Na hora dos jogos online, prefira utilizar o cabo azul - isso porque a velocidade da internet pode sofrer variações por conta da distância em relação ao WiFi e outras variáveis.

4. Quando enfrentar um lag pior do que o comum, reinicie todo o equipamento de internet, o que inclui o modem e o roteador. Desligue-os por aproximadamente 30 segundos. Além disso, também feche os jogos online e espere alguns momentos até retornar com as suas atividades.

5. É melhor desativar o Firewall do Windows ou o antivírus enquanto joga.

6. Algo que pode contribuir muito para o lag dos jogos online é algum tipo de vírus no seu computador. Dessa forma, não esqueça de rodar um escaneamento profundo da sua máquina. Acredite: esse processo vai te ajudar em vários aspectos!

7. Antes de abrir o game, feche programas que utilizam uma grande banda da internet, pois eles podem contribuir para as famosas e incômodas travadas no jogo. De acordo com especialistas, Skype e Utorrent são alguns dos programas que devem ser fechados.

8. Garanta que seu computador está bem configurado e que não está gastando processamento e internet com programas desnecessários. Existem vários programas que podem fazer esse ajuste fino em seu computador, nós recomendamos o Speedup-PC (ou Velocidade do PC). Você pode instalar uma versão gratuita dele.

9. Por fim e não menos importante, a velocidade da internet cumpre um papel fundamental para a ocorrência de lags. Você já fez um teste de velocidade (Speed Test) para verificar se ela de fato funciona bem na sua casa? Fique de olho especialmente no tempo de Ping (ou latência), este não deve ser superior a 50ms.

Dessa forma, se ficou curioso para realizar uma verificação completa, acesse agora mesmo o Minha Conexão e teste sua velocidade de download, upload e ping – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...