Minha Conexão

Veja a diferença entre antena direcional e omnidirecional

Todos os usuários de internet se preocupam com a qualidade do sinal do seu Wi-Fi e a velocidade da internet. Preocupações em relação à quantidade de antenas do roteador, por exemplo, são constantes para que possa ter um bom sinal

No entanto, a quantidade de antenas não é o único detalhe que deve ser observado no momento de comprar um roteador, mas também o tipo de antena que ele tem. Existem algumas opções de antenas, são elas a direcional e a omnidirecional.

Essas duas opções geralmente acabam passando despercebidas no momento da compra do roteador, mas elas são importantes e agem diretamente na cobertura do Wi-Fi.

Entenda como funciona cada uma dessas antenas

Antenas direcionais

As antenas que são direcionais, obviamente direcionam o sinal para uma única área da casa. As antenas desse tipo têm sinais fortes de internet porque concentram toda a potência em uma direção específica, assim, conseguem uma qualidade melhor, mas com menor cobertura.

Mas, mesmo assim elas também têm as suas limitações que são relacionadas ao posicionamento da mesma. Ela precisa estar em uma boa posição para que libere sinal pela região da caso que você desejar ter cobertura wifi, ao contrário, não irá funcionar corretamente.

Por isso, muitas pessoas reclamam que em suas residências o sinal é ótimo em determinada área e em outra não. Para escritórios pequenos que contam com apenas uma sala, esse tipo de conexão é ótima, mas, para lugares que têm muitos cômodos e paredes, o sinal por ficar ruim ou instável.

Um roteador com antena direcional, que tem como cobertura 200 metros quadrados, transmite o sinal nessa área, mas em uma direção específica e não em todo o ambiente.

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Vantagens e desvantagens da antena direcional

Com esse tipo de antena é possível direcionar a potência da RF (Rádio Frequência) para uma determinada direção, melhorando o sinal naquela região.

Mas, uma das maiores desvantagens é que ela não conta com sinal 360º, então para lugares que são grandes e tem muitos cômodos e paredes, não é uma boa opção de antena a ser instalada.

Antenas omnidirecionais

Diferente da antena direcional, a omnidirecional consegue transmitir sinal para todas as direções ao seu redor. Por isso ela é melhor para lugares muito grandes ou com muitas barreiras como paredes e muitos móveis.

Mas, mesmo que essa antena consiga transmitir sinal para todas as direções, a força com que ele chega não é tão grande quanto das antenas direcionais. As antenas omnidirecionais conseguem transmitir o sinal em 360º, mas não concentram muito o sinal Wi-Fi, pelo contrário, distribuem a potência em todas as direções.

Para lugares que são grandes, mesmo que a concentração do sinal Wi-Fi não seja tão forte, ela é melhor. Pois quando é instalada no centro do ambiente, todo o resto consegue ter uma boa qualidade de conexão.

Vantagens e desvantagens da antena omnidirecional

Elas são fáceis de instalar e o próprio morador ou alguém da empresa consegue fazer essa instalação.

Ela também pode ser montada de cabeça para baixo no teto, para poder agregar mais sinal em toda a área.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Faça teste de velocidade

Quando instalar qualquer tipo de antena e roteador, faça um teste de velocidade para verificar a qualidade do sinal e velocidade que está chegando em determinados pontos da sua casa ou empresa. O teste de velocidade oferecido pelo MinhaConexão é de alta confiança, extremamente seguro e preciso.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...