A internet 4G é a preferida dos usuários, geralmente quem utiliza esse tipo de conexão não quer mais saber de 3G e muito menos das antigas tecnologias como 2G. Mas, certamente, todos querem saber a respeito de uma conexão ainda melhor do que a 4G.

Para que esses usuários fiquem ainda mais ansiosos a respeito da internet 5G, vamos falar um pouco sobre ela aqui. Para começar, essa conexão será lançada oficialmente em alguns países no ano de 2019. Porém, no Brasil, somente em 2020.

Quem pensa em internet 5G, o primeiro ponto que vem à mente é, logicamente, mais velocidade. Sim, será uma conexão muito rápida, mas, mais do que velocidade, essa conexão oferece outras possibilidades que são sensacionais como: a internet das coisas, vídeos em ótima definição e, até mesmo , a realidade virtual.

Esses tipos de funcionalidades claramente não são possíveis com a conexão 4G. É por isso que a 5G está sendo esperada com tanta ansiedade pelos amantes da tecnologia.

 

Como será a velocidade da conexão 5G?

Pelo menos até hoje, o que os responsáveis pelo novo padrão alegam é que essa velocidade será de 1 Gbps, ou seja, 1 gigabit por segundo, até 20 Gbps. O que é considerado muita velocidade mesmo!

Mas, claro que ainda tem muito tempo até que o lançamento oficial aconteça e até lá algumas coisas podem ser mudadas. O presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, afirma que essas taxas serão compartilhadas entre os usuários.

Por exemplo, um valor que é considerado conservador seria de 100 megabits por segundo. Aqui no Brasil, o 4G oferece 12 megabits por segundo. É uma diferença gritante.

Para ter uma noção mais clara, para baixar um filme de duas horas com a conexão 4G demora por volta de 21 minutos. Já com a conexão 5G vai demorar cerca de 2 minutos. Se o filme for de alta definição, com o 4G demora cerca de 1h20, com o 5G vai demorar mais ou menos 6 minutos.

 

Como será para a internet das coisas?

A internet das coisas está sendo comentada com muita frequência aqui no Brasil, já que com ela é possível ter muitas melhorias. Com a conexão 5G a lOT, que é a sigla em inglês da internet das coisas, será muito mais fácil.

A loT se trata de uma conexão feita entre objetos e a internet, por exemplo, a conexão entre a televisão e seu celular poderá ser muito melhor com a instalação da internet das coisas.

A conexão 5G é um marco para a internet das coisas, pois ela é a principal fonte para que essa nova tecnologia funcione de uma forma que seja eficiente, e com alta conectividade.

 

Essa conexão será muito cara?

Infelizmente ainda não existem dados que falem sobre o valor de uma conexão 5G, mas, para ter uma noção básica, com certeza ela será mais cara do que a conexão 4G.

Também é importante ressaltar que não são todos os aparelhos que conseguirão se adaptar à conexão 5G. Então, se você quiser ter essa conexão ultra-rápida e seu aparelho não for compatível, terá que comprar um mais moderno.

Mas, quando pensar nas vantagens que essa conexão trará para o dia a dia, provavelmente valerá a pena o valor pago. Algumas dessas vantagens são os vídeos em alta definição 4k, a realidade virtual e também assistir vídeos ao vivo, de uma forma tranquila sem interrupções.

Mas, mesmo atualmente sem sua internet 5G, você já deve ficar atento à velocidade da sua conexão. Faça um teste de velocidade (speed test) para saber se está recebendo a velocidade contratada.