Recentemente fomos surpreendidos pela noticia de que, daqui alguns anos, o que conhecemos de Internet hoje não vai mais existir. Mas como assim? Vamos voltar a ter somente 3G? Vamos ter que voltar a utilizar as redes sociais no modo “lite”? Para explicar melhor a situação criamos este artigo tirando todas as dúvidas.

Foi anunciado a chegada da próxima geração de telefonia celular e, para a nossa felicidade, o 5G vai ser uma realidade em breve. Confira tudo o que poderemos fazer com esta nova maravilha e o que nos aguarda em um futuro que esta logo ali.

Já não é novidade para ninguém que nos dias de hoje temos a vida facilitada pelo 4G, nos proporcionando uma experiência excelente se comparar ao uso da internet móvel a sete anos atrás. Mas este modo de utilizar aparelhos móveis vai ser mais uma vez revolucionado.

Em 2019 chega em alguns países a tecnologia 5G, que promete ser uma conexão ultrarrápida conjunta com uma maior velocidade de acesso. Mas não vai ficar só por aí, ainda iremos contar com realidade virtual, internet das coisas e vídeos em alta definição, no leque de novidades da quinta geração da internet.

Sérgio Kern, diretor da SindiTelebrasil (Sindicato das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), ainda disse que teremos em mãos uma internet equivalente à nossa conexão de banda larga fixa.

Aí te perguntamos, vai ser uma maravilha sim ou com certeza?

Só que temos um porém, aqui no Brasil chegará apenas em 2020, um ano mais tarde que em outros países. Mas o que é um ano em comparação ao tanto de facilidades e qualidade que vamos receber em troca, não é mesmo?

Qual será a real diferença entre o 4G é 5G?

Para dar um pequeno exemplo da potência que está para chegar, a tecnologia 5G vai ser, pelo menos, oito vezes mais eficaz que a sua antecessora. Fala-se de uma conexão de 1Gbps (gigabit por segundo), chegando a até 20Gbps. Acelerando o download de filmes, músicas e arquivos.

Caso for baixar um filme com aproximadamente duas horas de duração, com boa qualidade de 1,5GB no 4G, a duração do download seria de 21 minutos, mas a promessa do 5G é de baixar este mesmo filme em cerca de dois minutos. Se o mesmo filme for em alta definição, será uma hora e quatro minutos do 4G contra seis ou sete minutos no 5G.

A interação com as novas tecnológicas

Já imaginou estar no show de sua banda favorita ou assistir o jogo do seu time do coração na comodidade da sua casa, mas com a sensação de estar presente no evento? Caso você tenha umóculos de realidade virtual compatível com essa tecnológica, isso será possível, e sem perder a emoção. A realidade aumentada utilizada pelo jogo “Pokemon GO”, na qual o mundo virtual se sobrepõe ao mundo real, também será melhorada para a alegria de muitos.

O que seria internet das coisas?

Você tem ou já viu alguém com um relógio com acesso as redes sociais? Já viu geladeiras que, através do Wi-Fi, te notifica quando algo esta acabando e ainda te manda uma lista de compras? Ou uma banheira que começa a preparar seu banho quente 5 minutos antes do seu despertador tocar? Então, a internet das coisas (IOT, na sigla em inglês), vai ser algo muito além disso, quando seus eletrodomésticos e aparelhos em geral estiverem interligados e prontos para facilitar o seu dia a dia. Claro que estes são exemplos simples, visto que futuramente estes equipamentos irão conversar entre si e dispensarão o trabalho humano na construção de cidades inteiras e o 5G vai abrir a porta para estas possibilidades e suas futuras versões serão responsáveis pelo andamento das melhorias.

É estimado pela empresa de tecnologia Ericsson que 70% ou 1,5 bilhões de aparelhos usarão as redes de telefonia para conexão em 2022. Os carros inteligentes também estão no grupo que utilizarão o 5G para melhorias e maior segurança para todos. Por exemplo, um carro sem motorista a 100km/h demora 1,44 km para acionar o freio quando identifica um obstáculo, um veiculo utilizando a rede 5G, a reação aconteceria depois de 2,8 cm. O tempo de resposta entre os dados é consideravelmente menor e a Huawei acredita que teremos mais segurança e eficiência com esse novo recurso.

Quanto vai custar essa brincadeira?

Se pararmos para pensar, sempre quando algo novo chega aqui no Brasil, custa caro. Não só no Brasil, nós sabemos e não vamos ser injustos, mas com nossos impostos o que for caro lá fora, aqui será o dobro. Mas vamos dar um exemplo mesmo assim.

Os aparelhos celulares, sempre quando há um lançamento ele é mais caro que o seu modelo antigo e assim acontece com qualquer produto ou serviço que ganhar uma atualização ou nova versão. Como as empresas de telefonia irão fazer um investimento pesado para que tenhamos essa nova tecnologia, os custos também serão altos, não há nenhum indício de quanto nos custará, mas é muito provável que seja mais caro que o que 4G que já temos. E assim como foi com o 3G e o 4G, teremos que trocar nossos aparelhos, pois se trata de uma nova tecnologia e modelos antigos não suportarão a conexão ultrarrápida.

Mas enquanto não temos o 5G, continuamos utilizando o nosso amado 4G que nos permite fazer downloads, postar fotos, assistir vídeos, conversar com os amigos, ignorar as fotos coloridas de “bom dia” nos grupos e assistir nossas séries. Agora, se você não esta conseguindo fazer tudo isso com o seu plano de banda larga móvel, faça um teste de velocidade (speed teste), é muito simples e você pode detectar irregularidades e já informar sua operadora sobre o problema.

Com o teste de velocidade do MinhaConexão você confere a rapidez de download (além do upload) e pode, dessa forma, administrar melhor a qualidade da sua internet.

Se os dados estiverem abaixo do que deveriam, basta gerar um arquivo PDF, que é fornecido pelo site, com as informações necessárias e entrar em contato com a operadora para exigir seus direitos.

Acesse já e confira o teste de velocidade de internet www.minhaconexao.com.br