CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo)

CDN é uma rede de servidores que armazenam o conteúdo de outros sites na memória e depois entrega aos usuários, baseando-se na localização geográfica, para conectá-lo ao servidor mais próximo e mais rápido.

Se você tem um Website, blog ou um e-commerce (comércio eletrônico), gaste alguns minutos lendo o texto abaixo e aprendendo um pouco sobre CDN, isto poderá trazer grandes ganhos para a velocidade e segurança do seu site.

Mas muitas pessoas ainda não entenderam o que é exatamente uma CDN, pois sempre existe a questão: “Eu ainda preciso de um servidor de hospedagem se eu contratar uma CDN?”. Então, neste artigo, tentaremos explicar o que é uma CDN e por que você precisa de uma CDN para otimizar seu site.

Muito confuso eh? Vamos colocar em palavras mais simples:
Normalmente, quando um usuário vem ao seu site, eles são redirecionados para seu servidor web (ou seja, Locaweb, Amazon, UOL Host, etc). O seu servidor web está em uma localização central, digamos, São Paulo. Então, todos os usuários em seu site acessam esse servidor para visualizar seu conteúdo.

Agora, se você tiver um alto volume de tráfego, então você poderá sobrecarregar o seu servidor, o que tornará o carregamento lento ou apresentará falhas no site. Esse é um dos pontos em que uma CDN é útil, pois ela é uma rede com dezenas ou centenas de servidores, e o mais importante é que esses servidores estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Quando você usa uma CDN, o conteúdo de seu site é armazenado (na forma de “cache”) em todos esses servidores da rede. Este conteúdo inclui imagens, folhas de estilo (arquivos css), javascripts, Flash, etc. A partir daí, quando um usuário visita seu site, a tecnologia CDN redireciona-o automaticamente para o servidor mais próximo de sua localização, aliviando a carga no seu servidor principal e carregando o site muito mais rápido.

Por exemplo: se o seu servidor principal estiver hospedado em São Paulo e alguém de Fortaleza tentar acessar seu site, ele será redirecionado para o servidor mais próximo que deverá estar no nordeste, bem próximo ou mesmo na própria cidade de Fortaleza.

A proximidade do usuário ao servidor da CDN tem um impacto positivo na velocidade de carregamento. Ao replicar seu conteúdo em vários servidores, geograficamente dispersos, você pode fazer suas páginas carregarem muito mais rápido. Em palavras simples, quanto mais perto o servidor da CDN estiver do usuário, mais rápido o seu visitante obtém o conteúdo do site.

É importante lembrar também que, além de acelerar os sites, uma CDN normalmente adiciona outras importantes características, como: SSL Grátis – pra poder usar HTTPS, compressão de imagens, otimização da cache no navegador, Web Firewall (ou WAF), proteção DDOS, etc.
Ou seja, pra você que tem um site, vale a pena conhecer mais e usar uma CDN.

Aproveito também pra deixar uma dica rápida: Se quiser ver a velocidade do seu site em diferente pontos do mundo, visite esse site aqui: http://sitespeed.com.br

Obs: Utilizamos como base os seguintes artigos:
O que é CDN?
Por que usar uma CDN?