Minha Conexão

O DNS interfere na velocidade de conexão da internet?

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), cumpre um papel fundamental nas conexões da internet. Neste artigo do Minha Conexão, você irá entender um pouco mais sobre ele.

Além disso, você sabia que nosso site disponibiliza um teste de velocidade gratuito? Confira!

O que é DNS?

Quando você digita o endereço de algum site, provavelmente não para pra pensar todos os processos que envolvem essa simples atitude.

O DNS um sistema é utilizado para que você não precise digitar um endereço IP no navegador sempre que quiser visitar um site. Imagine ter que memorizar os números do endereço IP de cada site que você gosta de visitar? Impossível, não?!

Portanto, os servidores DNS traduzem o nome do site (ou domínio) que você colocou no seu navegador para o endereço IP do servidor que hospeda as páginas que você deseja navegar.

Sempre que você coloca um novo endereço em seu navegador, uma nova consulta de IP será feita nos servidores DNS.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como ele influencia na velocidade da minha internet?

Imagine que você acabou de digitar o endereço de um site cujo servidor DNS está hospedado na Inglaterra. A solicitação precisará viajar até o outro lado do mundo e voltar antes que você possa se conectar. A não ser que você já tenha solicitado algo desse mesmo site e o IP tenha ficado memorizado em seu navegador.

Sendo assim, caso o DNS não esteja otimizado, o tempo de resposta para buscar um IP a partir de um certo nome pode ser mais demorado.

E vale ainda ressaltar que, frequentemente, o servidor de DNS dos provedores são congestionados e ineficientes – razões suficientes para que você troque o servidor que seu computador utiliza.

Como consertar o DNS?

Para que você possa consertar o DNS, existe a possibilidade de utilizar diversos programas. Segundo especialistas, um dos mais simples e eficientes é o DNS Benchmark. Ele é utilizado para comparar servidores usados recentemente e conferir quais possuem o melhor tempo de resposta.

Esse programa é leve (menos de 180 KB) e dispensa até mesmo uma instalação. E para que você utilizá-lo, basta seguir três passos:

  1. Antes de tudo, feche qualquer tipo de browser ou outro software que possa estar consumindo a sua conexão.
  2. Acesse o DNS Benchmark e clique em “Nameservers.” Assim, o software irá listar os servidores DNS disponíveis para análise e comparação.
  3. Depois, clique em “Run Benchmark” para iniciar o teste.
  4. Aguarde o término do benchmark e acesse a aba “Conclusions” para conferir o relatório.
  5. A partir do resultado, você poderá conferir minuciosamente os principais problemas relacionados a servidores DNS que possam estar atrapalhando o envio e recebimento de dados.

Uma outra solução mais simples (mas não tão otimizada quanto a anterior) é utilizar o DNS provido pelo Google. Ele é gratuito e fácil de alterar.

Contudo, vale ainda lembrar que nem sempre problemas com a sua conexão são por conta de um DNS desconfigurado.

Para ter certeza da qualidade da sua conexão, faça um teste de velocidade no Minha Conexão. O portal conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Assim, além de contar com precisão no resultado, ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de programas ou aplicativos.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...