Minha Conexão

Entenda como funciona a tecnologia de conexão Li-Fi

A proposta do Li-Fi (Light Fidelity) é se conectar a internet através da luz, com o Li-Fi é possível capturar energia da luz e transmitir dados ao mesmo tempo.

O professor Harald Hass, foi o primeiro a estudar sobre a tecnologia o projeto D-Light’ no Instituto de Edimburgo, começou a ser receber o financiamento para o desenvolvimento a partir de 2010, e foi apresentada pela primeira vez em durante uma palestra em 2011.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

Internet a luz que pode substituir o Wi-Fi

Obviamente o Li-Fi não funciona com lâmpadas comuns, como as incandescentes ou fluorescentes, pois a estatística é de que elas queimariam nos primeiros segundos. Os cientistas utilizaram uma lâmpada baseada em LEDs.

Inicialmente, lâmpadas adequadas para o Li-Fi são mais caras, mas acredita-se que o volume de vendas possa diminuir os custos de fabricação. Até o momento, a velocidade de transmissão fica apenas na casa dos kilobits, mas eles esperam atingir até 10 Gbps.

Empresas como a Semp Toshiba já utilizam a tecnologia, ela desenvolveu binóculos marinhos que detectam o sinal do li-fi emitido por faróis num raio de até 2km, maior que o alcance do wi-fi, e permite ao usuário descobrir as condições de navegação nas imediações, a velocidade é 1,2 Kbps.

Também existe uma máscara de mergulho que transmite a voz do usuário por meio de pulsos de luz que permite conversar mesmo a 30 metros abaixo do nível do mar. De acordo com Harald Haas, casas e empresas ao redor do mundo adotando as lâmpadas LED, o Li-Fi estaria disponível em praticamente qualquer lugar.

A transmissão de dados por Li-Fi é feita simplesmente durante o ato de ligar e desligar uma lâmpada, o processo é realizado tão rapidamente que se torna imperceptível ao olho humano, seria como a frequência em que a luz de casa pisca (60 vezes por segundo).

A luz é registrada por um fotodetector, que será responsável por transformar a luz em informações, enquanto o Wi-Fi requer circuitos de rádio. O Li-Fi tem sido apontado como o sucessor do Wi-Fi por oferecer velocidade 250 vezes maior, o que permitiria por exemplo, baixar um filme em alta definição em apenas 30 segundos.

A parte que será um ganho e contribuirá para o futuro é que além de enviar informações em peso ele também consegue transmitir energia ao mesmo tempo o que seria uma forma muito mais econômica de transmitir dados por uma fonte onde todos temos acesso, por exemplo, por postes de luz , fazendo com que o consumo de energia fique mínimo,ou possivelmente inexistente.

Enquanto a Li-Fi ainda está em fase de experimentação, você pode medir a velocidade de internet e velocidade de downloads através de sites que disponibilizam este serviço.

Realize seus testes de conexão e velocidade utilizando o site da MinhaConexão. A principal vantagem de fazer o teste de velocidade é monitorar o desempenho de sua conexão com o passar do tempo. Ele armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes, assim você poderá salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...