As pessoas que compraram iPhone X ou qualquer outro smartphone de ponta da Apple, esperando contar com maior velocidade de internet móvel, não vai apreciar os resultados dos testes de velocidade feitos pela Bloomberg.

Os resultados do teste de velocidade analisados pela Bloomberg mostraram que os aparelhos Samsung Galaxy S9, por exemplo, tiveram uma velocidade média de download, com diferentes operadoras nos Estados Unidos, de 38,9 megabits por segundo.

Os resultados tomaram como base cerca de 102 mil testes realizados nos últimos 3 meses. O maior modelo da Samsung, o S9+, rendeu velocidade de 38,4 Mbps, de acordo com uma amostra de cerca de 169 mil conexões telefônicas.

Na média, o iPhone X baixou dados a 29,7 Mbps, com base em 603 mil testes. O iPhone 8 Plus e o iPhone 8 ficaram logo atrás, com velocidades de 29,4 Mbps e 28,6 Mbps, respectivamente.

A Ookla, que também realiza constantemente milhões de testes diariamente, e que já aplicou 20 bilhões deles, apresenta informações mais relevantes, já que os dados foram gerados pelos usuários e não em um laboratório corporativo, abrangendo uma série de condições aleatórias do mundo real que afetam o desempenho, como a distância em relação às torres de telefone celular e o congestionamento da rede.

Segundo esses dados, os aparelhos da Apple, iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, perdem dos smartphones mais recentes da Samsung e do Google, pertencente à Alphabet.

Com conexão mais rápida, os usuários podem carregar sites e começar a assistir filmes mais rapidamente, fazer videochamadas mais nítidas e conseguir vídeos de melhor qualidade.

Em um momento em que os smartphones começam a parecer muito uns com os outros, os fabricantes de aparelhos tentam promover os recursos do hardware. A Samsung, por exemplo, tem divulgado o problema enfrentado pela Apple com comerciais que ressaltam as velocidades de internet móvel mais rápidas em sua campanha mais recente de anúncios de TV.

É claro que pode ser difícil para o usuário notar as diferenças entre as velocidades de carregamento de páginas em um smartphone, mas é mais fácil perceber a qualidade do vídeo e os tempos necessários para baixar uma música ou enviar um e-mail.

Além disso, as velocidades da internet não são a única métrica importante da velocidade do aparelho. Os principais processadores da Apple, que controlam a velocidade de inicialização dos aplicativos, a passagem de páginas em arquivos PDF e o carregamento de jogos, geralmente são considerados os mais rápidos do setor.

Com as velocidades LTE-Advanced e o chip A11 Bionic, que tem um design personalizado para a Apple e é o mais inteligente e potente de todos os tempos em um smartphone, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X oferecem uma experiência sem fio incrivelmente rápida e capaz de executar com facilidade as tarefas mais exigentes da atualidade, segundo a própria Apple.

Contudo, os testes comprovam que os aparelhos Samsung e Google oferecem melhor performance, quando se trata de manter a velocidade da conexão.

Se você está tendo problemas com a velocidade de conexão, faça sua consulta. Muitas vezes, o problema não está no seu aparelho, e sim no seu provedor de internet. A velocidade contratada deve ter pelo menos 80% de atendimento.