Quem já ouviu falar sobre internet das coisas sabe que é uma tecnologia que só veio para acrescentar benefícios e praticidade para a vida dos usuários. Com dispositivos vestíveis, dispositivos domésticos, tudo conectado, a vida fica muito mais prática.

A internet das coisas tem como maior função proporcionar melhorias, como encurtar distâncias e deixar mais fácil algumas atividades do dia-a-dia que, sem a existência da internet das coisas, seriam mais difícil de realizar.

Aqui no Brasil essa tecnologia ainda não é utilizada em muitos lugares, mas podemos perceber sua presença em alguns acessórios que parecem não tão importantes, mas que no fundo fazem toda a diferença no dia a dia.

Aqui vamos falar um pouco sobre como a internet das coisas pode melhor o dia a dia e oferecer mais qualidade de vida para as cidades.

 

Melhorias que acontecem nas cidades

 O primeiro ponto a ser citado é em relação aos pedágios. Com a implementação da internet das coisas nos pedágios, seria possível automatizar o pagamento dos veículos em áreas que são muito cheias. Assim poderia melhorar o trânsito e gerar mais receita.

Uma outra coisa que seria muito bom para a cidade são estacionamentos inteligentes.

Eles funcionam da seguinte forma: os moradores têm acesso a um estacionamento inteligente próximo a sua casa e, antes de sair para ir ao local desejado, ele consegue verificar a disponibilidade de vagas para estacionar o seu carro e pode reservá-la antes de chegar ao local.

Em relação à segurança das cidades, também teria uma enorme melhoria. Identificar suspeitos, capturar fugitivos e agir de forma mais rápida seria mais fácil com a ajuda da internet das coisas.

 

Uma cidade mais adaptada para pessoas especiais

 Em relação a pessoas especiais, por exemplo, aquelas que têm problemas de visão e que precisam usar transporte público.

Para que o deslocamento dessas pessoas fique mais fácil, com a ajuda da internet das coisas, será possível instalar sensores, dispositivos de áudio e comunicação em braile, que fazem com que a rotina dos deficientes visuais fique mais fácil.

Por exemplo, com a instalação de painéis com esses dispositivos em pontos de ônibus, a pessoa conseguirá indicar para onde precisa ir através do braile e, com um sistema de inteligência, o painel irá avisar quando o ônibus estiver chegando. O motorista será avisado que existe um passageiro especial naquele local.

A internet das coisas pode ajudar em muitas outras áreas, não só em relação à cidade mas também a saúde, trabalho, praticidade no dia a dia e muitas outras que, sem essa tecnologia, seria mais complicado realizar.

Esperamos que em no futuro o Brasil possa finalmente contar com os benefícios da internet das coisas. Com certeza, a vida e o dia a dia dos brasileiros iriam melhorar.

A internet é um bem fundamental atualmente, já que com ela é possível trabalhar, estudar, brincar, comprar e fazer muitas outras coisas de uma forma mais fácil que antes de sua existência.

Por isso, não deixe de ter atenção com a sua internet e sempre faça teste de velocidade no site da MinhaConexão. É um teste muito confiável e simples, feito através do sistema Speed Test.

 Inclusive, no blog é possível encontrar muitos outros conteúdos referentes a internet das coisas e tudo relacionado a internet.