Uma coisa que irrita muito os usuários de redes sociais e da internet de uma forma geral, é o aparecimento dos anúncios indesejados, que seguem os usuários através das pesquisas ou nos seus perfis nas redes sociais depois que o item de um determinado produto foi pesquisado em qualquer loja online.

A partir de agora, o Google vai permitir que o usuário bloqueie o surgimento de qualquer anúncio desse tipo, evitando que o usuário seja praticamente perseguido por anúncios patrocinados.

Essa é uma novidade que está fazendo parte de um conjunto de atualizações nos controles de publicidade anunciados pelo Google na última semana.

A maior parte das melhorias anunciadas pelo Google envolve os denominados lembretes de anúncios, ou seja, as propagandas que são exibidas sempre que o usuário vista qualquer loja eletrônica, analisando um determinado produto, mas não fazendo a sua compra.

Depois da visita à loja online, todas as vezes em que o usuário abre um aplicativo, ou mesmo quando acessa um site que seja parceiro do programa de anúncios do Google, a pessoa acaba recebendo um anúncio do produto que pesquisou naquela loja, mesmo sendo oferecido por outra.

Com as atualizações do Google, o usuário de internet poderá impedir que esses anúncios o persigam. O novo recurso já está funcionando a todo vapor nos Estados Unidos, sendo liberado de forma gradual para os usuários de outros países.

A alteração na configuração pode ser feita no painel de controle da conta do usuário no Google. Essas mudanças podem ser feitas tanto no aplicativo do Google para celular como em qualquer serviço da empresa acessado pelo desktop.

Em primeiro lugar, o usuário deve entrar em sua conta no Google, clicando no canto superior direito, se estiver no computador, ou no canto superior esquerdo, se estiver usando o celular.

Clicando em Minha Conta, na janela que se abre é preciso procurar Informações Pessoais e Privacidade e, em seguida, em Configurações de Anúncios.

Você vai encontrar um campo denominado Your Reminder Ads e clicando nele, vai ser possível selecionar quais anúncios devem ser barrados.

O recurso, por enquanto, está apenas valendo para anúncios exibidos em sites e aplicativos. O Google, no entanto, também pretende levar a ferramenta para peças de publicidade no YouTube, no Gmail e na busca.

Outra novidade apresentada pela empresa Google é uma expansão do silenciamento de anúncios. Essa ferramenta foi lançada em 2012, possibilitando aos internautas ocultar um anúncio indesejado. Para fazer isso, pasta clicar no X posicionado no canto superior do banner.

Contudo, essa ferramenta valia apenas para uma única sessão, ou seja, um banner que fosse silenciado ao ser exibido em qualquer aplicativo de comércio eletrônico poderia retornar e ser mostrado novamente, se o usuário usasse o mesmo serviço outra vez, ou quando estivesse usando outro programa.

A partir dessas alterações feitas pelo Google, o anúncio, depois de proibido, não volta a ser exibido para o usuário.

Como agora você já sabe como se livrar de anúncios indesejados, terá mais facilidade em navegar pela internet. No entanto, não se esqueça de sempre verificar a velocidade com que está recebendo os dados.