Antes de explicarmos o porquê Portugal mostra a importância da neutralidade na internet, vamos explicar rapidamente o que é “neutralidade da internet” e para que ela serve.

Basicamente, a neutralidade da internet-(inserir link da publicação relacionada quando realizar o agendamento)- é como se fosse uma garantia que todos os sites irão ser gerenciados de uma forma igual. Para ficar mais claro, preste atenção no exemplo:

Uma determinada loja online faz um acordo com alguma operadora de internet para que seu site seja mais rápido naquele servidor e nos outros será mais devagar essa navegação. Isso certamente irá prejudicar os outros sites.

Com a neutralidade na rede, isso não pode ocorrer e assim, todos os sites são carregados de forma igual.

 

Neutralidade na Internet  em Portugal

Em Portugal, as operadoras não colocam em prática a neutralidade da internet, pois esse princípio não é protegido por lei, assim, as operadoras podem privilegiar alguns serviços mais do que outros.

As operadoras no país, vendem pacotes divididos. Por exemplo, existe uma operadora que se chama MEO, ela oferece pacotes separados por categoria.

Pacotes para utilizar aplicativos de mensagens como o whatsapp, skype e outros. Pacotes para redes sociais como facebook, instagram, twitter e outros. Pacotes para vídeos como youtube e netflix e até pacotes só para aplicativos de músicas como spotify e deezer.

Os clientes montam o pacote que mais lhe convém e então conseguem ter acesso ilimitado. Para que eles tenham acesso em outros pacotes que não fazem parte do contratado, é preciso pagar um valor avulso.

 

Como é a neutralidade da Internet no Brasil

No Brasil, o Instituto e Defesa do Consumidor alega que a neutralidade da internet oferece a garantia acesso igual para todos, independente do valor pago pelo serviço.

Porém, as operadoras são contra, pois a intenção é que os clientes paguem mais por determinado tipo de navegação.

Críticos especializados no assunto, acreditam que a própria concorrência entre as operadoras de internet já é o ideal para barrar esses tipos de ações como a neutralidade na rede.

As operadoras estão em um setor um pouco restrito no país e a neutralidade na internet iria deixar um pouco mais difícil o acesso dos consumidores. Acontecendo isso, automaticamente as operadoras iriam diminuir as suas margens de lucro.

Não só no Brasil, mas no mundo todo, o acesso a internet de forma livre é extremamente importante. Grande parte da população utiliza a internet para trabalhar e, grande parte trabalha com redes sociais, plataformas de vídeos e com outros acessos que são totalmente necessários.

Talvez se a neutralidade da internet não fosse aplicada por todas as operadoras no Brasil, praticamente todos os consumidores iriam ser prejudicados com isso e teriam que pagar um valor ainda maior do que já é cobrado pelos serviços. Seria mais um problema na internet do Brasil fora o que já temos.

 

Como saber se a velocidade que chega é a correta

Quando os consumidores fecham negócio com as operadoras, eles têm direito por contrato em receber a velocidade contratada. Para saber se essa velocidade está chegando na quantidade e velocidade certas, basta entrar em um site que ofereça un teste de velocidade.

O site da MinhaConexão é a melhor opção para fazer um teste de velocidade. Eles utilizam o sistema de Speed test que é totalmente confiável e ajuda para que os consumidores saibam o que realmente estão pagando.