Minha Conexão

Entenda porque a velocidade de download da internet é maior que a de upload

Você sabe a diferença entre velocidade de download e upload? E por que uma é normalmente tão maior que a outra? Tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto aqui.

Velocidade de download e upload

Você já notou que a velocidade de download costuma ser bem superior à velocidade de upload na internet banda larga?

Se nunca reparou, acesse o Minha Conexão e faça o teste de velocidade - Speed Test - para saber mais sobre os seus dados. Observar as taxas é muito importante para gerenciar seu plano de internet.

Muitos se surpreendem quando vêem que a velocidade de upload é mais baixa que a de download. Ou seja, que a velocidade com que dados são enviados do seu computador para outros PCs e provedores é menor que a velocidade com a qual você recebe dados.

Essa diferença entre as taxas é normal e você não precisa se assustar. A velocidade de download é bem superior, pois acompanha as necessidades gerais dos clientes. Ou seja, nós recebemos muito mais dados do que enviamos.

Podemos fazer um paralelo com os livros, para ficar mais didático. Existem mais pessoas que leem do que pessoas que escrevem. Isto é, tende-se a receber mais informações do que produzir.

Embora muitos não se preocupem com isso ao contratar um plano de internet, a velocidade oferecida pela operadora se refere à taxa de download que pode ser alcançada.

Quando você contrata um plano de 500 kbps (kilobits por segundo), por exemplo, ou 1 Mbps (megabits por segundo) terá esses valores como sendo as velocidades máximas que a sua rede de internet poderá alcançar quando estiver baixando dados.

No entanto, a velocidade de seu upload também é algo importante. Se estiver muito baixa, pode impactar na qualidade de sua navegação pela internet. Isso porque seu computador terá dificuldades para enviar pacotes solicitando o recebimento de dados.

Leia também: Devo Contratar a Oi Internet Banda Larga?

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como descobrir sua taxa de download e de upload

O principal problema com relação à banda larga do país não está nas taxas de upload inferiores às de download.

Está, na realidade, no fato de que as operadoras não entregam as velocidades que são contratadas pelos usuários, alegando diversas dificuldades técnicas e sobrecarga de rede.

Nos dias de hoje, com o desenvolver de novas tecnologias, essas afirmações são praticamente infundadas. Para qualquer tipo de serviço prestado, o consumidor precisa receber pelo que paga.

No caso da internet, o consumidor paga pela velocidade máxima do plano, mas quase sempre recebe uma velocidade inferior.

Por isso, é muito importante que haja cobrança da parte dos consumidores, sejam usuários comuns ou do governo e outras entidades. Isso para que as prestadoras de serviços de telecomunicações passem a oferecer efetivamente as velocidades contratadas nos planos.

Como fazer o teste de velocidade

Ao se deparar com uma internet muito lenta, com constantes falhas e cortes, os usuários devem se certificar de testar sua qualidade. Desse modo, pode ser realizada uma cobrança junto à operadora.

Para tal, o site Minha Conexão oferece, além do teste de velocidade de download e upload (e do Ping), a possibilidade de gerar um PDF desses dados. Assim, você pode salvar essas informações e usar quando for cabível.

Saiba Mais: Vivo Fibra realmente é uma boa opção?

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...