Minha Conexão

O Que é VPN e Como Funciona? Veja Agora!

Você sabe o que é VPN? Ela pode ser uma boa opção para quem deseja mais segurança e privacidade na hora de navegar pela internet.

Continue a leitura e descubra o que é VPN, como o serviço funciona e como utilizá-lo da melhor maneira!

Pessoa sentada à mesa segurando um celular. Na tela, aparece a sigla VPN e uma logo com cadeado. Na mesa, está um copo branco. Descubra o que é VPN!

O que é VPN?

A sigla VPN significa Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada.

E essa ferramenta consiste em uma espécie de firewall. Mas, ao invés de proteger o computador, ela mantém os dados em segurança enquanto você usa a internet.

Com auxílio desse recurso, é mais fácil transferir dados de um ponto para outro da rede sem correr riscos com hackers.

Para que serve a VPN?

A VPN permite que o usuário se conecte a redes públicas de forma mais segura, graças à criptografia.

O recurso também pode ser útil para usuários individuais que usam da VPN para camuflar seus endereços de IP.

O que é VPN no celular?

O uso de VPN no celular serve para reforçar mais a segurança das informações contidas no aparelho dentro de uma rede wifi pública.

Afinal, nessas condições, o dispositivo fica facilmente exposto a ações de usuários mal-intencionados.

Isso também garante maior privacidade durante uma pesquisa ou transferência de arquivos por download ou upload.

Quando usar VPN?

Você pode usar a VPN em diversas ocasiões, como:

  • Durante a navegação. O usuário pode optar pelo uso da VPN quando estiver navegando em algum lugar com bloqueio de conteúdo, por exemplo.

  • Quando precisar de privacidade. Caso não se sinta seguro para utilizar a rede pública disponível no local, a VPN pode ser interessante para criptografar seu tráfego.

  • Durante as compras. A VPN pode ser usada durante a busca de produtos online. Isso porque muitos sites oferecerem preços diferentes para o mesmo produto, dependendo da região em que você se encontra.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como usar VPN?

Para se conectar a uma VPN, o usuário tem que utilizar algum dos inúmeros programas que oferecem essa ferramenta.

Eles estão disponíveis na internet para download, tanto de maneira gratuita quanto paga.

É possível ter acesso a esses programas para computador e para smartphone. Basta apenas baixar e seguir os procedimentos indicados por ele para acessar sempre que precisar.

VPN grátis ou paga?

A tendência é que os usuários acabem optando pelo recurso grátis para economizar.

Porém, ao escolher essa opção, deve-se redobrar o cuidado com programas que podem ser potencialmente perigosos ou que tenham a intenção de roubar seus dados.

Os programas que funcionam apenas gratuitamente geralmente contam com spans embutidos em seu conteúdo. Também entregam uma qualidade inferior nos seus servidores, com uma segurança também reduzida.

Portanto, caso pretenda usar algum serviço gratuito, dê preferência a programas que contenham as duas versões, tanto a paga quanto à grátis. Assim, ficará mais fácil identificar a idoneidade da empresa.

Mas, é preciso ficar atento, pois a maioria das empresas que oferecem essas duas opções costuma limitar os recursos de quem opta pela licença gratuita.

VPN é seguro?

Apesar de ser uma solução viável para as situações citadas acima, é preciso ter cuidado. Pois, nem todas as conexões VPN são seguras.

É preciso avaliar bem a empresa que está oferecendo esse recurso para que você não tenha suas informações roubadas ou fique sob o risco de sofrer algum ataque de hacker.

Qual a vantagem de uma VPN?

Como vimos, a ferramenta VPN permite a troca de dados de maneira mais segura entre os terminais ligados a ela.

Utilizada amplamente por todo o mundo, as VPNs conseguem possibilitar aos usuários o acesso aos conteúdos que estejam censurados por alguma margem de segurança.

Para o público que usualmente navega em redes públicas de wifi, uma VPN pode garantir que os dados não sejam interceptados pelo administrador da rede.

VPN melhora a velocidade da internet?

Se o usuário não souber usar a ferramenta corretamente, pode ter complicações relacionadas à sua velocidade de internet.

Por exemplo: você ativa a VPN no Brasil e escolhe um servidor na Nova Zelândia para acessar um conteúdo hospedado no Canadá. Nesse caso, os dados terão que fazer toda essa viagem. Isso atrasa a conexão de maneira considerável.

Se for uma VPN gratuita, esse problema pode se agravar mais ainda. Pois temos que considerar as limitações impostas pela empresa que disponibiliza o produto.

Além disso, alguns aplicativos utilizam muitos recursos para criptografar suas informações. Portanto, dependendo do seu pacote de internet, esses processos podem causar lentidão na internet.

Se seu firewall interferir no tráfego de sua rede, a VPN também pode atrapalhar na velocidade de conexão.

O mesmo pode acontecer se você estiver um processador mais antigo. Pois pode ocorrer uma dificuldade em processar todas as informações de criptografia.

E agora que você já sabe como utilizar e o que é VPN, que tal fazer um teste de velocidade para saber se essa ferramenta está interferindo na sua conexão?

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...