Minha Conexão

Entenda como funciona o Wi-Fi Direct

O que é Wi-Fi Direct?

O Wi-Fi Direct é um sistema de conexão entre dispositivos sem fio, capaz de estabelecer uma conexão wireless de aparelhos que possuem antena interna e dispensam o uso do roteador, podendo compartilhar dados com outros aparelhos precisamente como se fosse o bluetooth.

A diferença está na velocidade da internet e praticidade com que se envia e recebe arquivos.

O Wi-Fi Direct surgiu através do grupo Wi-Fi Alliance, uma associação da indústria mundial encarregada de certificar kits de Wi-Fi.

Ao verem como o público aceitou bem a novidade do bluetooth, que fez as pessoas compartilharem muitas coisas uns com os outros de maneira fácil e pratica, decidiram criar esse tipo de “Bluetooth melhorado”.

Essa conexão opera em faixas de frequências que não requerem necessidade de instalação e/ou operação no aparelho, trabalhando com dois tipos de recursos: o Direct Device Discovery que faz o trabalho de rastrear os dispositivos que possuem o serviço Wi-Fi Direct para que o usuário escolha com o qual vai se conectar e o Discovery que listam aparelhos eletrônicos.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como fazer uma configuração do Wi-Fi Direct?

É muito simples, basta você ir até a configuração do aparelho que você pretende usar, escolher a opção Wi-Fi Direct e esperar o resultado de busca até aparecer o dispositivo que você quer parear, em seguida clique no nome de identificação dele e pronto, sua conexão já está feita.

Outra dica é a criação de grupos de aparelhos, assim sempre que você desejar se conectar com aparelhos de sua escolha eles já estarão lá, como o grupo do trabalho e o grupo pessoal deixando ainda mais fácil a forma de configurar.

Quais as facilidades que esse tipo de conexão pode vir a trazer para os usuários?

Só quem já tentou instalar um roteador ou criar um ponto de acesso doméstico sabe o tamanho da dificuldade. Além de ser preciso entender um pouco sobre configuração de redes, nem sempre se acerta de primeira, os fabricantes escrevem os manuais de uma forma muito superficial e quase incompreensível por uma pessoa leiga do assunto.

Com o Wi-Fi Direct foi dado um grande progresso para facilidade agora é possível que aparelhos como: computadores, smartphones, tablets, tvs, impressoras e equipamentos de áudio e vídeo possam interagir entre si, se tornando um ponto de acesso desde que sejam compatíveis com essa tecnologia de conexão.

Vamos ver alguns exemplos: arquivos que estão armazenados na memória de um smartphone, computador ou tablet com um simples toque a impressora já recebe os dados enviados e os imprime em instantes, outro exemplo e a troca de arquivos diversos entre aparelhos, com o Wi-Fi Direct atingindo velocidades de até 250Kbps fica fácil mandar e receber: documentos, fotos, músicas e vídeos em segundos e o mais legal é que cada aparelho se torna um servidor.

Agora que você entendeu como se utliza o Wi-Fi Direct, realize um teste de velocidade no site MinhaConexão e veja a velocidade de download da sua internet, com precisão e segurança em seus resultados. O teste armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Conteúdos Recentes

Confira outros conteúdos sobre internet!

Carregando...