Minha Conexão

Entenda a diferença entre franquia e velocidade da internet

Você sabe dizer qual a diferença entre franquia e velocidade da internet? O que é MTU, e como ele interfere diretamente na qualidade da sua banda larga? Descubra essa e mais respostas sobre o serviço de dados que você recebe na sua casa! E antes de mais nada, teste sua internet e veja qual é a velocidade!

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

O que é Franquia de Internet?

Franquia nada mais é que o volume (quantidade) de dados que pode ser trafegado na rede, de acordo com o pacote contratado. Isso inclui, por exemplo, as informações recebidas ou enviadas.

Ao baixar uma foto da internet para o seu computador, você está gastando dados da franquia contratada para fazer isso, e o mesmo acontece quando assiste um vídeo no YouTube, escuta uma música ou acessa um portal de notícias, por exemplo.

A dica para você ficar atento é: Os conteúdos de áudio e vídeos são os que mais gastam da sua franquia, depois vem o acesso às redes sociais, e por último arquivos de texto, como e-mails, mensagens, , que gastam bem menos.

A franquia é medida é “bytes” e seus múltiplos. Um bit é a menor unidade de dados que pode ser transmitida ou armazenada. Em outras palavras:

  • 8 bits = 1 Byte;
  • 1.024 Bytes = 1 KiloByte;
  • 1.024 Kilobytes = 1 Megabyte;
  • 1.024 Megabytes = 1 Gigabyte.
  • O que é Velocidade de internet:

Velocidade de download

A velocidade, ao contrário da franquia de internet, é a taxa de transmissão desses dados na rede, ou seja, tempo que o trafego de dados demanda para receber e transmitir informações.

Quanto maior a velocidade, mais rápido a informação da Internet chegará para o seu PC. Ao contrário da franquia, a velocidade é medida em bits por segundo (e não em Bytes, por exemplo). Ou seja:

Uma velocidade de 1Mbps (1 Megabit por segundo) quer dizer que em aproximadamente um segundo, sua Internet foi capaz de trafegar 1.000.000 bits (1 milhão de bits ou 125.000 Bytes).

Em outras palavras: Um vídeo de 300 Megabytes, por exemplo, levaria quantos segundos para ser baixado da internet para o seu computador?

A respostas depende da velocidade da sua conexão:

  • Em uma conexão de 3Mbps, demoraria aproximadamente 14 minutos;
  • Em uma conexão de 6Mbps, demoraria aproximadamente 7 minutos;
  • Em uma conexão de 10Mbps, demoraria aproximadamente 4 minutos.
  • Quer saber a real qualidade da internet? Faça o teste de velocidade (Speed Test) já!

Você contrata um pacote de dados com a operadora, e espera receber toda essa internet na sua casa, certo? Infelizmente, muitas vezes, isso não acontece da forma que deveria.

O certo aqui é ficar de olho na velocidade de internet da sua residência. Para isso, acesse o site do Minha Conexão e faça o teste agora mesmo!

Com o teste de velocidade do Minha Conexão (Speed Test) você descobre o quanto de internet está recebendo em casa, e pode usar essas informações para exigir seus direitos perante à empresa contratada.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Conteúdos Recentes

Confira outros conteúdos sobre internet!

Carregando...