Minha Conexão

Saiba como Descobrir o Endereço IP do Roteador

Você já quis ou precisou fazer alguma configuração no seu roteador de internet, mas não conseguiu porque não sabia o número do endereço de IP?

Essa situação pode ser muito irritante, não é verdade? Mas, nesse post, problemas como não saber o endereço IP vão ser esclarecidos e resolvidos. Vamos mostrar como é possível descobrir o endereço IP do seu roteador facilmente. Além disso, você pode aproveitar e fazer um teste de velocidade para ver como está a sua internet.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que sempre que você fica online, um endereço de IP é atribuído ao seu computador. Se você se conecta através de um roteador, todos os computadores daquela rede irão compartilhar o mesmo endereço de IP “externo” (endereço de Protocolo de Internet), embora cada computador tenha um IP único e exclusivo na rede “interna”.

Em um post anterior, explicamos que o endereço de IP é o endereço do Protocolo Internet (IP) dado a cada computador conectado à Internet. Esse endereço é necessário para enviar e receber informações, assim como um endereço ou caixa postal são necessários para receber correspondências.

O rastreamento de um endereço de IP é mais simples do que você pode imaginar, e mesmo que talvez não seja possível rastrear o IP de um indivíduo específico, você pode obter informações suficientes para agir e fazer uma reclamação, caso seja necessário.

Mas voltando ao ponto principal, resumidamente um roteador possui duas redes: a interna e a externa. Basicamente ele recebe um IP externo, que permite comunicar com o resto do mundo, e compartilha esse IP internamente, com todos os computadores de sua uma rede local.

Para descobrir o seu IP externo, o meio mais simples é visitar um site muito conhecido no Brasil, chamado MeuIP.com.

Já para descobrir o IP interno do seu roteador existem, basicamente, duas formas: usando as propriedades da conexão e pelo Prompt de Comando. Veja só!

Passo 1

Clique com o botão direito do mouse no ícone da conexão de rede do Windows. No menu que aparece, clique na opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Passo 2

Na janela “Central de Rede e Compartilhamento”, clique na conexão de rede que está ligada a Internet.

Passo 3

Será exibida uma pequena janela com o status da conexão de rede. Nela, clique no botão “Detalhes”. Na outra janela que aparecer, o endereço de IP do roteador estará no item “Gateway Padrão”.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Passo 4

Clique com o botão direito sobre o botão Iniciar ou Pressione as teclas" Windows" + “x”. No menu que aparece, clique na opção “Prompt de Comando”.

Passo 5

No Prompt de Comando, digite o “ipconfig” e pressione “enter”. Nas informações resultantes, o endereço de IP do roteador estará no item “Gateway Padrão”.

Agora que você já sabe o endereço de IP do seu roteador, abra o navegador, digite a informação na barra de endereços do seu navegador, e pressione “enter” novamente. Você também precisará de um nome de usuário e senha. Caso desconheça esses dados, consulte o manual do aparelho ou veja as senhas e nomes de usuário padrão dos principais roteadores.

Gostou de saber como descobrir o endereço de IP do seu roteador?

A nossa próxima dica é bem rápida e tem a ver com a velocidade de internet. O site Minha Conexão é um portal com a maior rede de associados do país e é referência na realização de teste de velocidade nos provedores de internet.

Conheça mais sobre o produto que você contratou, não deixe de conferir a velocidade de internet da sua casa sempre que possível. Faça o teste de velocidade e tenha certeza de que recebe a velocidade contratada.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...