Alguma vez em algum lugar da sua casa o sinal do Wi-Fi ficou fraco e fez com que a velocidade da internet e o sinal ficassem baixos? Isso acontece porque alguns roteadores contem antenas de baixo alcance ou, instaladas dentro do aparelho e que podem ser de qualidade ruim. Nesses casos, qualquer obstáculo representa um bloqueio para que o sinal chegue com qualidade até o seu aparelho.

Para ajudar a expandir o sinal, distribuindo-o por igual entre os cômodos existem os repetidores de sinal Wi-Fi, esses aparelhos atuam como intermediários entre o ponto de acesso principal e os dispositivos conectados, retransmitindo o sinal. A ideia é que eles sejam usados para melhorar a cobertura em pontos cegos da rede, reforçando o sinal que chega até os dispositivos, ou para superar obstáculos, como móveis e paredes.

O repetidor de sinal Wi-Fi tem como função captar o sinal Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance para outros ambientes, onde o sinal é fraco, o aparelho é portátil e uma vez configurado, pode ser facilmente instalado através de uma tomada, em qualquer local da casa ou do escritório.

O aparelho precisa de uma configuração que é especifica de cada marca e modelo, porém geralmente não são complicados e em poucos minutos você realiza a instalação. A instalação de um repetidor de sinal Wi-Fi vai permitir que mais dispositivos, como tablets, celulares, notebooks e Smart TVs se conectem à mesma rede de internet sem que tenham dificuldades de conexão ou lentidão. Uma vez configurados, os repetidores precisam apenas ficar ligados a uma tomada para fazerem silenciosamente seu trabalho.

Quando você instala um repetidor desses não significa que você vai ter do outro lado da sua casa a mesma velocidade que você teria se estivesse do lado do roteador, você vai ter metade da velocidade. Por quê? Porque para estender sua rede Wi-Fi, o repetidor recebe o sinal que vem do roteador e, em seguida, repete esse sinal, aumentando seu alcance, então se a velocidade da sua internet for baixa o repetidor de sinal vai fazer com que a internet chegue em locais distante do roteador mas não na mesma velocidade.

Em geral o repetidor de sinal é uma solução interessante para quem precisa ampliar a área de cobertura de uma rede Wi-Fi, não importa o ambiente. O aparelho de repetir sinal pode ser diferente do seu roteador, de marcas diferentes, já que o sinal que compartilham é padrão.

Com a utilização deste aparelho o sinal do Wi-Fi ficará maior e alcançara mais ambientes, porém é preciso ficar atento ao seu serviço de internet, pois às vezes podem estar entregando uma velocidade menor ao que realmente deveria ser.

Você pode verificar no site MinhaConexão a velocidade da internet em tempo real. O teste de velocidade vai te ajudar a verificar se seu plano de internet está concedendo a velocidade contratada. O site permite que você salve o resultado da verificação em um histórico e faça comparações entre eles. No site você também tem acesso ao relatório que o MinhaConexão fez referente a internet brasileira. Confira!