Minha Conexão

Como manter a segurança de suas senhas na internet

A segurança é um dos principais problemas apresentados na internet nos últimos anos. Hackers procuram a todo momento acessar dados, roubar informações e utiliza-las para as mais diversas finalidades, nem sempre recomendáveis.

Porém, existem meios para garantir maior segurança na internet e um deles é o LastPass, um cofre digital de senhas que apresenta uma forma simples de saber se as informações pessoais foram expostas na rede.

Através de um puglin para o Google Chrome, o LastPass realiza uma varredura em suas credenciais cadastradas na plataforma, comparando-as com as bases de dados conhecidos de informações vazadas.

O recurso está oculto na função “Desafio de segurança”, um modo de checagem de logins que também permite alterar as senhas de forma automática na rede. Veja, a seguir, como você pode usar o LastPass no seu PC e descobrir se sua senha ou se os seus dados já vazaram:

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Baixando a instalação da extensão do LastPass:

Baixe e instale a extensão do LastPass para Chrome, clique em Usar no Chrome e, em seguida, escolha Adicionar Extensão.

Depois da instalação, clique no ícone da extensão na barra do navegador e faça login na conta do LastPass. Se ainda não tiver sua conta, crie uma nova.

Para analisar suas senhas é necessário configurar o cofre digital e incluir dados de login manualmente no serviço.

Depois disso, clique em “Mais opções” e, em seguida, no item “Desafio de segurança”. Nessa aba, clique em “Mostrar minha pontuação” para dar início à análise de suas credenciais armazenadas no LastPass. O serviço irá solicitar a redigitação da senha máster para prosseguir.

Depois de fazer a análise prévia, o LastPass vai pedir sua permissão para compara os seus e-mails com bases de dados de logins que vazaram na internet. Marque todos os itens que está querendo investigar e clique em “Continuar”.

Se não houver qualquer vazamento, o LastPass vai emitir uma mensagem de sucesso em inglês: “Great News!”

Se houver algum problema, a página vai mostrar uma lista de serviços com senhas que vazaram na rede e que precisam ser alteradas imediatamente. Marque todos os itens desejados e clique em “Atualizar agora” para iniciar o alterador automático de senhas do sistema.

O serviço vai abrir os sites um por um em novas abas e fazer a alteração das senhas de forma totalmente automática, substituindo as senhas anteriores por sequências mais fortes e mais difíceis de serem descobertas.

Mantenha todas as abas do navegador abertas enquanto o processo estiver em execução.

Depois de finalizar a troca de senhas, a informação é atualizada também no cofre digital para ser usada através do preenchimento automático do LastPass, tanto no PC quanto no celular. Embora os códigos possam ser consultados na busca da plataforma, o serviço ainda fará futuros logins por conta própria, sem qualquer interferência do usuário.

Não é apenas com a segurança que você deve se preocupar. Periodicamente, faça a análise da velocidade de sua internet, conferindo se o seu provedor está fornecendo a velocidade que você contratou.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...