Com o andar da tecnologia, hoje contamos com diversas opções de planos e velocidade da internet. Confira aqui os tipos mais comuns, e quais as vantagens e desvantagens de cada um.
Descubra também como fazer um teste de velocidade, para gerenciar os dados que estão chegando na sua residência, e se correspondem ao plano que você contratou com a operadora.

Quais os tipos de internet disponíveis no mercado

Internet Banda Larga:
Vamos falar bastante sobre a Banda Larga, pois ela é, atualmente, a melhor opção de internet no Brasil e, por isso, devemos ter bastante atenção sobre ela.
A internet Banda Larga ainda é a melhor opção quando o assunto é custo v.s. benefício. A maioria das operadoras exige que, para ter esse tipo de Internet, você precise assinar também um plano de telefone fixo, ou mesmo um de TV a cabo, uma vez que o sinal da banda é transmitido através desses cabos (de Tv ou de Telefone).
Com a internet banda larga você pode navegar com segurança, assistir vídeos, responder seus e-mails e ter acesso aos mais diversos conteúdos disponíveis na rede.
Existe também a possibilidade de contratar um provedor de internet, para aqueles que procuram maiores benefícios, como acessos exclusivos, por exemplo.
É uma das internets mais usadas do país, tanto em casas quanto empresas e estabelecimentos comerciais.

Pontos negativos:
Esse tipo de internet não possui pontos negativos graves a serem levados em consideração.
Alguns serviços disponíveis na internet, como YouTube e Netflix, exigem uma quantia de dados superior ao dos planos muito básicos, por isso, se você usufrui de uma dessas plataformas, é bom ficar atento à velocidade de internet necessária para usá-las sem ter problemas

Para facilitar sua vida o Minha Conexão criou o Ranking de Provedores de Internet. Com ele você pode ver facilmente quais são os provedores mais rápidos de sua cidade e região, permitindo que você escolha entre as melhores opções.
Entre no Ranking de Velocidade, selecione sua cidade e veja quais são os melhores provedores para você contratar.

Leia mais sobre a velocidade da internet exigida para assistir vídeos no Youtube aqui, e qual a velocidade ideal para quem tem Netflix aqui.

Fique atento com a velocidade da internet Banda Larga

Podemos dizer que o principal contra da internet banda larga não está nela em si, e sim nas operadoras, que muitas vezes entregam uma quantidade de dados inferior àquela contratada.
Para ficar de olho, basta acessar o site MinhaConexão e fazer o teste de velocidade, onde você descobre a real qualidade da sua banda larga.
Faça o teste do MinhaConexão várias vezes por dia, e se notar que está sendo enganado, salve o relatório em PDF e procure a operadora para exigir seus direitos.

Internet via Rádio
Geralmente a internet via rádio é a segunda opção de quem não conseguiu um bom plano de banda larga. A qualidade da via rádio depende de muitos fatores, como a distância entre sua casa e o ponto de transmissão do sinal, as condições do cabeamento, interferências entre sua antena e do provedor e, claro, a competência dos funcionários da empresa.

Pontos negativos
Quando os prestadores do serviço não são bons profissionais, ou se existe algum tipo de interferência entre as antenas, o sinal da internet fica completamente comprometido, interferindo diretamente na qualidade do serviço.
A dica aqui é conferir se o serviço e o atendimento são de qualidade antes de contratar esse tipo de internet.

Internet Móvel (3G)
Essa é outra opção geralmente procurada por quem não conseguiu acesso à banda larga, ou então por aqueles que precisam de maior mobilidade de acesso.
O serviço geralmente funciona através de uma conexão de modem via USB, que pode ser usado em notebooks, tablets ou mesmo em computadores desktop.

Pontos negativos:

Mesmo sendo uma opção para quem precisa se locomover com frequência, a Internet 3G no país não é bem vista pelos usuários em muitas localidades.
Concomitante a isso, as tarifas são consideravelmente altas, e na maioria dos casos, esse tipo de internet possui limite de acesso, o que inviabiliza ao usuário o acesso a programas de streaming de vídeos, por exemplo.
Compare a qualidade das operadoras 3G em sua cidade e região antes de contratar, acessando o Ranking MinhaConexão.

Internet 4G
A internet 4G é a versão melhorada da 3G e promete solucionar os problemas desta primeira, oferecendo maior qualidade de conexão móvel.

Pontos negativos:
Exceto pelo Sudeste, em outras localizações do país, ainda não é possível encontrar 4G em boas condições, até por ser uma tecnologia um tanto quanto recente.
Por isso, antes de contratar, compare a qualidade das operadoras 4G em sua cidade e região, acessando o Ranking MinhaConexão.

Faça o teste de Velocidade do Minha Conexão e administre a sua internet

Como falamos anteriormente, ficar de olho na qualidade da sua internet é fundamental para não ser enganado pelas operadoras, que geralmente entregam uma internet inferior à contratada.
Acesso o site do MinhaConexão e confira sua velocidade da internet agora mesmo!