Quem já estava feliz e satisfeito com a conexão 4G, vai ficar ainda mais animado quando souber dos avanços que estão acontecendo com a conexão 5G. Mais velocidade no smartphone é tudo o que os usuários querem.

Alguns países já estão desenvolvendo algumas estruturas para realizar testes com a conexão 5G. A intenção maior com esses testes é conseguir fazer uma transformação em um novo ecossistema.

A associação dos principais provedores e fabricantes de todo o setor de telecomunicações, divulgou que esse tipo de conexão é o futuro de toda a tecnologia móvel.

 

A conexão será cada vez maior!

Uma pesquisa feita pela Rysavy Research, que foi publicada pela 5G Americas, alega que o número de conexões GSM, HSPA e LTE irá ultrapassar a marca de 7,56 bilhões até o final deste ano de 2017.

Este é um número extremamente alto. Para ter uma noção, é maior do que a população em todo o planeta, que hoje está em 7,4 bilhões de habitantes. Para ano de 2022 a expectativa é que o número de conexões 3GPP ultrapasse 9 bilhões.

Hoje, muitos fatores estão envolvidos com o desenvolvimento desta tecnologia. Um bom exemplo disso é a internet das coisas, que está se tornando aos poucos realidade e deverá levar os níveis de acessos a números extremamente altos.

A empresa Cisco acredita que, até o ano de 2021, os dados móveis conseguirão alcançar 50 exabytes e, até 2022, mais de 90% de todos os dados serão emitidos através de smartphones. É aí que entra o papel de uma boa conexão, como a 5G.

Essa conexão acontecerá através de dispositivos que trabalham com um processo de M2M que significa Machine-to-Machine, onde a internet das coisas se mostra de forma nítida.

Acredita-se que na próxima década, milhares de conexões desse tipo  irão surgir. Serão distribuídas através de transmissão de TV, comunicação, veículos, GPS e até serviços públicos.

 

Todo o avanço que teve no setor

A conexão 5G está em seus primeiros passos ainda. Mas estão acontecendo esforços globais para que essa conexão seja abordada de uma forma factível.

Alguns fatores são essenciais para a implementação desse tipo de conexão. Fatores como progresso na área de células de comunicação menores, uma integração maior de espectro não licenciado com o espectro celular, adoção da internet das coisas, aceleração na pesquisa para o desenvolvimento da rede 5G e muitos outros fatores.

É preciso que várias áreas continuem trabalhando com empenho para que a conexão 5G continue seus ótimos avanços, trazendo melhoria  para todos. As expectativas para o primeiro lançamento são para o ano de 2019.

Com o avanço da tecnologia de conexão, é normal que as redes 3G acabem ficando obsoletas, e é isso que acreditam que irá acontecer. Segundo o estudo da Rysavy, o prazo máximo para o uso do 3G será até o ano de 2018 e o 4G mais ou menos até 2030, ano em que o 5G deverá estar funcionando de uma forma ampla.

Para que você tenha uma boa internet, é essencial fazer sempre um teste de velocidade, que é encontrado no site da MinhaConexão. Eles contam com um teste totalmente confiável e fácil de fazer, utilizando o Speed Test MinhaConexão.