Minha Conexão

Aprenda como configurar um roteador dual band e melhore o Wi-Fi de sua casa

Roteadores que são mais modernos têm a opção de configurar em modo dual band, assim é possível ter uma conexão melhor através de ondas de rádio com duas frequências, uma 2.4 GHz e outra 5 GHz.

Em algumas residências, as pessoas reclamam do sinal do Wi-Fi ser bom em um determinado ambiente da casa e em outro ser ruim. Isso acontece por alguns fatores, como a posição do roteador e falta de atualização de firmware (que é o software que fica dentro do roteador).

Até encontrar uma posição para o roteador que deixe o sinal do Wi-Fi favorável para todos os ambientes da casa pode demorar um pouco. Mas é possível quando se faz a instalação de um mapa de cobertura, é um software grátis para o Windows.

Entenda mais sobre o assunto e teste a velocidade da internet para conferir se o problema está no serviço prestado pela operadora!

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Veja como configurar o seu Wi-Fi

1º passo - Aperte o command mais a barra de espaço para conseguir fazer a busca pelo Spotight e assim que conseguir digite a frase “Utilitário AirPort”.

2º passo - Assim que terminar o passo número 1, vai aparecer o nome do seu AirPort, então você precisa clicar em “editar” que vai aparecer em algum lugar da tela.

3º passo - Quando abrir as configurações do seu roteador, você precisará ir até uma parte que está escrito “sem fio” e clicar em “opções de conexão sem fio”.

4º passo - Quando abrir as opções de conexão sem fio, clique em um quadrado bem pequeno que tem ao lado da opção “nome da rede de 5 GHz” para ativar essa opção.

5º passo - Abaixo do nome da rede terá algumas opções de canais para que você escolha a melhor para sua necessidade. Caso não saiba, deixe no automático que vai funcionar muito bem

6º passo - Após selecionar todas as opções necessárias, clique em salvar.

7º passo - Assim que clicar em salvar, ele vai voltar para a tela anterior. Então você vai clicar em atualizar.

8º passo - Feito isso, vai aparecer uma tela para clicar em “continuar”, clique e espere o roteador atualizar para que reinicie no modo dual band.

Feito todos esses passos, você terá um roteador dual band para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa. Provavelmente, irá melhorar em todos os cômodos, mas, se não melhorar, procure fazer as atualizações disponíveis no seu aparelho de roteador.

Além disso, tente encontrar drivers e firmwares mais recentes e modernos, pois com o tempo eles tendem a não funcionar perfeitamente. Por isso é tão importante realizar as atualizações sempre que ficarem disponíveis.

Teste a velocidade da sua internet

Você pode também fazer teste de velocidade para saber se está chegando a quantidade que realmente está no contrato. É possível fazer esses testes de uma forma simples. Você pode também testar a velocidade em diferente cômodos da casa e verá que cada um terá uma velocidade diferente, dependendo da qualidade e intensidade do sinal que estará chegando em cada local.

No site da MinhaConexão, por exemplo, é possível realizar teste de velocidade através do seu computador de uma forma muito fácil e totalmente segura. São testes confiáveis, pois é feito através de Speed Test.

Além disso, é possível encontrar muitos outros posts relacionados a internet no blog da MinhaConexão. São conteúdos que com certeza irão ajudar no dia a dia.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...