Minha Conexão

Aplicativos que podem deixar sua internet mais lenta

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

Os problemas de banda larga são bastante comuns, interferindo na velocidade da internet. Normalmente, no entanto, um simples reinício do roteador pode resolver, mas se tudo estiver rodando rápido e a lentidão ocorrer em apenas um dispositivo, é preciso analisar com mais cuidado.

De uma forma geral, redefinir o adaptador de renda pode resolver. Assim, ele pode ser desabilitado e reiniciado no adaptador no Painel de Controle, através da Central de Rede e Compartilhamento, alterando as configurações do adaptador.

Você pode clicar com o botão direito na conexão que está sendo usada, desativá-la e deixar alguns segundos, clicando duas vezes para ativá-la novamente. Ou ainda pode reiniciar o computador e conseguir maior rapidez.

No Windows 10, é preciso reiniciar o computador, e não desligar, uma vez que desligar salva o estado do sistema.

Se isso não funcionar, você pode executar alguns comandos:

No CMD.exe ou no PowerShell, dependendo da versão do Windows, é preciso digitar, ou copiar e colar, no caso do Windows 10, os três comandos seguintes, pressionando Enter depois de cada um deles:

netsh winsock redefinir catálogo

netsh int ipv4 redefinir reset.log

netsh int ipv6 redefinir reset.log

 

Se nada disso ajudar, é possível que um aplicativo esteja reduzindo a velocidade de conexão. Existem aplicativos que funcionam com as configurações de QoS do roteador, priorizando jogos ou streaming de vídeo sobre outras coisas, como transferências de arquivos ou navegação.

Se você tiver uma placa de vídeo AMD ou um processador AMD, é necessário buscar em sua lista de aplicados o Quick Stream, que é projetado para moldar o fluxo de tráfego de rede, embora ele também possa fazer com que outros aplicativos rodem mais devagar. Basta desinstalar o aplicativo ou impedir sua execução.

Se você não conseguir ver o AMD Quick Stream sendo executado no gerenciador de tarefas ou na lista de aplicativos instalados, ele pode ser encontrado em outros processos ou aplicativos que estejam afetando a velocidade de sua internet.

Além disso, alguns outros aplicativos também podem reduzir a velocidade da internet, como, por exemplo:

  • AVG Web Tuneup
  • ASUS GameFirst
  • LAN Optmizer
  • XFast LAN

Se você não tiver esses aplicativos e a internet continuar lenta, procure desinstalar o driver da placa gráfica. A velocidade de conexão aumenta quando o driver da placa gráfica é desinstalado.

Embora não seja uma boa solução, também pode valer a pena mudar para uma conexão com fio, para ver se consegue aumentar a velocidade com a reinstalação dos drivers. Se você quiser usar o Wi-Fi, pode mover o adaptador para longe do computador, usando um cabo de extensão USB, por exemplo, ou mesmo adquirir um cartão Wi-Fi de 5 GHz e tentar usar essa frequência.

Outra forma de aumentar a velocidade é escolher um padrão Wi-Fi mais lento que, embora seja contraditório, pode funcionar em determinados casos.

Para saber a velocidade de conexão de internet, faça a verificação através de nosso site. Seu provedor de internet deve oferecer um mínimo de 80% da velocidade contratada, de acordo com as determinações legais. Se a velocidade não estiver nesse mínimo ou mais, faça sua reclamação.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...