A operadora Vivo está atendendo uma das grandes preocupações dos pais que têm filhos viciados em internet: ela está lançando esta semana o seu primeiro aplicativo para smartphones Android e iPhones, desenvolvido para oferecer mais recursos à rede caseira de Wi-Fi.

O Smart Wi-Fi, como foi chamado, funciona com uma interface bastante simples, permitindo fazer ajustes na internet de banda larga fixa. O único problema é que se trata de um aplicativo que só funciona se a internet for fornecida pela Vivo.

O aplicativo permite utilizar funções das mais básicas a algumas mais complexas. Entre as básicas, o usuário vai poder verificar se sua internet está funcionando normalmente e, entre as mais complexas, permite desativar a interne de um dispositivo móvel, como um smartphone dos filhos quando chega a hora de dormir.

Se for necessário, o usuário poderá configurar as redes de 2,4 GHz e de 5 GHz para evitar interferências em locais que tenham muitos equipamentos eletrônicos próximos, ou ainda criar de maneira bastante rápida uma rede Wi-Fi específica para convidados, quando, por exemplo, tiver muita gente em casa.

A senha dessa rede pode ser compartilhada com os amigos e convidados através de SMS ou do WhatsApp e, dessa forma, o usuário da Vivo não vai precisar oferecer o acesso direto à rede Wi-Fi de sua casa.

Vale lembrar que o aplicativo também pode ser usado em empresas, o que pode facilitar muito quando houver necessidade de reuniões com pessoas de fora da empresa, como fornecedores e prestadores de serviço, por exemplo.

A única desvantagem é que, pelo menos por enquanto, nem todos os roteadores são compatíveis com a conexão a esse novo aplicativo. É necessário que o roteador seja da versão mais recente entre os que são oferecidos pela operadora, um modelo que vem sendo instalado para novos contratantes desde o segundo semestre de 2017.

Segundo a Vivo, os clientes dos planos Vivo Fibra podem pedir a troca do aparelho para essa versão mais nova, podendo usar a nova funcionalidade. A Vivo, no entanto, informa que está trabalhando para oferecer compatibilidade com os roteadores mais antigos.

Antes do lançamento oficial do Smart Wi-Fi, o aplicativo já estava disponível nas lojas virtuais do Android e do iPhone. Principalmente na Google Play Store, as avaliações dos usuários sobre o app foram negativas. A maior parte das reclamações é exatamente sobre os problemas de compatibilidade com o roteador.

Uma das funcionalidades do aplicativo você pode encontrar em Minhaconexão.com. você pode verificar a velocidade com que sua internet está funcionando e, se você for cliente da Vivo e ainda não tiver o novo roteador fornecido pela empresa, aguardar que ela resolva o problema de compatibilidade.

Se você não for cliente Vivo, mas gostou da novidade. Aconselhamos procurar plano com um bom custo benefício. O Site MelhorPlano pode ajudar nesta tarefa de comparar Planos da Vivo.